Ceará Cresce Brincando

Aqui se cresce brincando!

O Programa

O Programa O Ceará Cresce Brincando (CCB) nasceu da necessidade de oferecer às crianças e adolescentes cearenses a legitimação e a concretização dos direitos de brincar, praticar esporte e se divertir, preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Direitos tão essenciais para o desenvolvimento da criança e do adolescente como o direito à saúde, educação e proteção. Em suas ações, o CCB procura incorporar e promover os novos direitos da infância que surgem a cada dia com as mudanças culturais e sociais. Além disso, visa possibilitar acesso a toda criança, adolescente e suas famílias a espaços do brincar, esporte e lazer.

Esse é o objetivo primordial do projeto, que agrega ações, acervos e profissionais capacitados para disseminar a cultura do brincar e do esporte educacional em todo o município. O projeto também contribui com o reconhecimento do brincar como uma necessidade da criança, importante para o seu desenvolvimento e para a criação das relações sociais que ela desenvolverá por toda a vida.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE) são os realizadores, e o Instituto Stela Naspolini (ISN) e a Companhia Energética do Ceará (COELCE), importantes parceiros do Programa.

O CCB se firmou como uma tecnologia social viável e necessária tendo como respaldo dados levantados pelo UNICEF junto aos municípios do Ceará, por meio da Edição de 2006 do Selo UNICEF Município Aprovado. Constatou-se que os municípios possuíam um rico acervo cultural e histórico de brincadeiras e jogos, no entanto existia a carência de profissionais e equipamentos adequados que promovessem a prática do brincar, do lazer e do esporte. Era necessário uma ação contínua de trabalho, em parceria com o poder público e com a população para que essa herança dos municípios pudesse ser revitalizada e democratizada. E assim o projeto O Ceará Cresce Brincando fez.

Em 2012 o projeto completa cinco anos, período em que 40 municípios foram mobilizados e 13 unidades inauguradas.

Os municípios integrantes do Programa O Ceará Cresce Brincando estão divididos da seguinte forma:

Primeira turma (2006/2007) – Assaré, Cruz, Hidrolândia, Instituto de Promoção da Nutrição e do Desenvolvimento Humano (IPREDE) – Fortaleza, Pedra Branca, Porteiras, Tejuçuoca e Viçosa do Ceará;

Segunda turma (2008/2009) – Beberibe, Brejo Santo, Horizonte, Itarema, Quixeramobim e Sobral;

Terceira turma (2010) Aratuba, Apuiarés, Pacatuba, Itaiçaba, São Gonçalo do Amarante e Tauá.

Quarta turma (2011) – Alto Santo, Aracati, Acaraú, Acopiara, Barbalha, Caridade, Carnaubal, Cascavel, Crateús, Croatá, Deputado Irapuan Pinheiro, Forquilha, Guaiuba, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Iguatu, Itapiúna, Iracema, Massapê e Pacoti.

4 Respostas para “O Programa

  1. Amanda Pricila fevereiro 6, 2012 às 14:47

    O programa Ceara Cresce Brincando tem sua importancia para todos que participam e ainda irão prticipar. Itapiúna estar aderindo o programa com unhas e dentes e as sequências estão de dar água na boca. Então estaremos todos unidos por unico ideal…

    • Carla Cristiane junho 13, 2012 às 16:13

      Guaraciaba do Norte, vêm também desempenhando com muito carinho o trabalho que nos foi confiado, desenvolvendo com total dedicação as sequências lúdico didáticas dos meses e também recebendo semanalmente crianças de nosso município, no Espaço Referencial do Brinacar, cada dia que passa estamos nos apaixonando mais e mais pelo Programa, buscando sempre levar a Cultura do Brincar e esporte educacional para o nosso município..

  2. Maria Aparecida Pereira julho 13, 2013 às 20:15

    Parabéns, pelo programa. Gostaria que o meu município também participasse . Como posso inscrevê-lo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: