Ceará Cresce Brincando

Aqui se cresce brincando!

O Jogo segundo Piaget, Vygotsky e Wallon

criancasA criança pode se desenvolver através de brincadeiras e jogos. Capacidades como atenção, afetividade, concentração, habilidades psicomotoras, como esquema corporal, lateralidade, práxias motrizes, entre outras, são exemplos de desenvolvimento que a criança que brinca e joga adquire.

Teóricos do desenvolvimento como Piaget, Vygotsky e Wallon expuseram em suas teorias a importância de trabalhar atividade lúdicas com crianças para o desenvolvimento pleno delas.

Piaget aborda três grandes tipos de estruturas mentais que surgem a medida em que a criança cresce e evolui no brincar:

– O Exercício

– O Símbolo

– A Regra

O jogo de exercício é o primeiro momento que a criança passa no brincar (fase sensório-motor). Ao final do segundo ano, a criança é capaz de diferenciar o simbolismo de uma brincadeira e/ou objeto do significado (jogo simbólico). Por último o teórico destaca o jogo de regra, que acontece naturalmente pelo interessa da própria criança.

Vygotsky destaca a importância da investigação das necessidades das crianças, suas motivações e tendências que se manifestam e como elas se satisfazem a jogar. O brincar é a imaginação em ação, assim a criança revela suas vontades, emoções e atitudes.

Através do brincar a criança é capaz de aprender por si só ou as vezes necessita da orientação de um adulto, que é justamente a Zona Proximal de Desenvolvimento (ZPD), proposta por Vygotsky, que significa a distância entre essas duas possibilidades de resolver um determinado problema (por si só ou com o auxílio do outro).

Wallon destaca o social e a afetividade para a formação da personalidade, associados à motricidade, é possível acontecer o desenvolvimento da ação e o desenvolvimento psicológico.

É através do movimento que a criança estabelece a primeira comunicação, além de ser uma grande ferramenta para o desenvolvimento da linguagem, para interação e para descobrir suas potencialidades.

Wallon baseou-se em quatro elementos que se comunicam entre si para o desenvolvimento da criança:

– Afetividade

– Emoções

– Movimento

– Formação do eu

Piaget, Vygotsky e Wallon são teóricos do desenvolvimento que valorizam em suas teorias o brincar. O Ceará Cresce Brincando propõe que educadores sociais desenvolvam através de uma metodologia específica atividades lúdicas que visam o desenvolvimento das crianças através do brincar e do jogar.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: