Ceará Cresce Brincando

Aqui se cresce brincando!

Ó abre alas que eu quero passar…

TurmadaMonicaCarnavalCarnaval chegando e com certeza ele está sendo tema de muitas atividades que estão acontecendo por ai nos municípios cearenses que participam do Ceará Cresce Brincando. Por isso, viemos aqui para trazer mais ideias que incrementem as sequências didáticas desenvolvidas pelos educadores sociais.

E se é pra falar de carnaval, nada melhor do que começarmos pelas marchinhas, gênero musical que se espalhou pelo país nos carnavais da década de 20.

Na acolhida, pode-se explicar o tema, como surgiu e se dividiu em diferentes formas de se brincar de acordo com a região do país em que se está. Colocar as marchinhas para todos ouvirem nesse momento, é fundamental.

Depois, pode-se dividir a turma em pequenos grupos, onde cada um fica com uma marchinha específica e a partir dai, cria-se mil brincadeiras relacionadas: desenvolver um painel com recortes de revistas sobre o tema da marchinha, construir fantasias a partir de materiais simples, como papéis, tecidos, tinta, balões, caixas de papelão, garrafas PET e jornais.

Outra dica é trabalhar as letras das músicas. Os educadores podem cantar um trecho e os participantes completar, pode-se cantar imitando sons de animais, rindo, chorando, rápido, devagar. Há várias formas de interpretação.

Não se esqueçam que carnaval é época em que o país recebe turistas do mundo inteiro e as cidades, foliões de todo o Brasil. Por isso é importante alertar para os cuidados com os perigos que podem existir em qualquer local que aglomere muitas pessoas, como drogas, bebidas, violência e abusos de todos os tipos. Defender os direitos de crianças e adolescentes é nossa responsabilidade sempre.

Aqui vai uma lista com sugestões de algumas marchinhas bem legais:

carnaval2ALLAH-LÁ-Ô

Haroldo Lobo-Nássara (1940)

Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô
Mas que calor, ô ô ô ô ô ô
Atravessamos o deserto do Saara
O sol estava quente
Queimou a nossa cara

Viemos do Egito
E muitas vezes
Nós tivemos que rezar
Allah! allah! allah, meu bom allah!
Mande água pra ioiô
Mande água pra iaiá
Allah! meu bom allah

ABRE ALAS

Chiquinha Gonzaga (1899)

Ó abre alas que eu quero passar
Ó abre alas que eu quero passar
Eu sou da lira não posso negar
Eu sou da lira não posso negar

Ó abre alas que eu quero passar
Ó abre alas que eu quero passar
Rosa de ouro é que vai ganhar
Rosa de ouro é que vai ganhar

A JARDINEIRA
Benedito Lacerda-Humberto Porto (1938)

Ó jardineira porque estás tão triste
Mas o que foi que te aconteceu
Foi a camélia que caiu do galho
Deu dois suspiros e depois morreu

Vem jardineira vem meu amor
Não fiques triste que este mundo é todo seu
Tu és muito mais bonita
Que a camélia que morreu

Ô BALANCÊ
Braguinha-Alberto Ribeiro (1936)

Ô balancê balancê
Quero dançar com você
Entra na roda morena pra ver
Ô balancê balancê

Quando por mim você passa
Fingindo que não me vê
Meu coração quase se despedaça
No balancê balancê

Você foi minha cartilha
Você foi meu ABC
E por isso eu sou a maior maravilha
No balancê balancê

Eu levo a vida pensando
Pensando só em você
E o tempo passa e eu vou me acabando
No balancê balancê

MAMÃE EU QUERO
Jararaca-Vicente Paiva (1936)

Mamãe eu quero, mamãe eu quero
Mamãe eu quero mamar
Dá a chupeta, dá a chupeta
Dá a chupeta pro bebe não chorar

Dorme filhinho do meu coração
Pega a mamadeira e vem entrá pro meu cordão
Eu tenho uma irmã que se chama Ana
De piscar o olho já ficou sem a pestana

Olho as pequenas mas daquele jeito
Tenho muita pena não ser criança de peito
Eu tenho uma irmã que é fenomenal
Ela é da bossa e o marido é um boçal

 

 

Deixe um comentário

