Ceará Cresce Brincando

Aqui se cresce brincando!

Pacatuba inaugura 18ª brinquedoteca do CCB no Ceará

ImagemA partir de hoje o brincar, em Pacatuba, será ainda mais visto como um direito garantido por lei e pelo compromisso da atual gestão. É que esse município inaugurou na manhã do dia 28/08 o 18º Espaço de Referência do Brincar, espaço que faz parte do programa Ceará Cresce Brincando – CCB, realizado pela APDMCE e Unicef, com apoio da Coelce, e que tem o objetivo de garantir às crianças o direito de brincar e ter acesso à leitura.

Quatro educadores sociais da cidade receberam capacitação para levar o brincar para todos os espaços já identificados como locais onde a ludicidade fará parte da construção e do desenvolvimento de meninos e meninas. Para comemorar a instalação da brinquedoteca, que conta com Canto da Leitura, Canto do Fazer, Canto do Canto, Casa de Artes, Casa de Boneca, Cantina e Sala de Atendimento Especializado, além de amplo quintal com parquinho, o evento ocorreu no Ginásio em frente à brinquedoteca, com apresentações culturais e o depoimento das autoridades.

ImagemDe acordo com a Coordenadora do Projeto CCB de Pacatuba, Aurileda Batista, a brinquedoteca foi uma grande conquista, pois grandes saberes a partir dela serão evidenciados: “Acreditamos que tudo se aprende através do brincar e da leitura. Pretendemos atender duas turmas por dia, e ir a postos, creches e hospitais. A ideia é levar o máximo de pessoas da comunidade, principalmente da zona rural, que é desprovida de equipamentos necessários”, conta. A presidenta da APDMCE, Jô Farias, confirma a importância da implementação do espaço: “Há pouco tempo lutávamos pela sobrevivência das crianças. Hoje brigamos pela garantia do brincar. Pacatuba está de parabéns por cuidar de suas crianças e adolescentes”.

Para o prefeito Alexandre Alencar, foi importante viabilizar o espaço: “Na transição da gestão, percebi que as caixas com o material para instalar a brinquedoteca seriam devolvidas por falta de espaço. Então convoquei a secretária de educação de Pacatuba, Diva Medeiros, para encaminharmos o projeto. Estamos entregando a brinquedoteca com muita alegria. É um momento marcante e quem vai tirar os frutos desse evento são as crianças da cidade. A primeira-dama, Geane Alencar, ressalta o valor que o equipamento vai trazer para a região: “Nasci e me criei em Pacatuba mas nunca tive essa oportunidade de brincar assim. Acho que as crianças estavam ociosas e que este será o 1º passo de muitos outros que virão para mudar isso”, explica.

ImagemCrianças e adolescentes, principais atores deste evento, fizeram apresentações culturais, justificando que todo esforço vale a pena. Para abrir a manhã, meninos e meninas de Pavuna chegaram rufando tambores na quadra do Ginásio. Trata-se do Batida Perfeita, grupo de percussão que funciona por meio do trabalho voluntário do professor de percussão, Gerlane, que há 16 anos se propões a ensinar a garotada a fazer música. Cerca de 60 batuqueiros compõem a turma, que conta com crianças de 7 a 18 anos. “Quando entramos, não sabíamos nem pegar na baqueta e hoje aprendemos até coreografias. E o Batida Perfeita nos ajudou a sair da rua. Quero ser professor de percussão e passar isso para os meus alunos”, conta João Vitor, aluno há 4 anos. Para Sara, de apenas 7 anos, o grupo a ensinou muito: “Sou mais disciplinada e feliz”, sorri a pequena batuqueira.

Banda Fanfarra, Bumba-meu-boi com alunos da Escola Vitorino, crianças do Projeto Peteca e meninas do Projeto Eu Sou Cidadão – Amigos da Leitura, da Escola José Batista, deram as boas vindas à brinquedoteca. A festa fez jus à alegria de tornar um sonho em realidade. E como disse Ana Márcia, Coordenadora do escritório Unicef para os Estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, o que importa mesmo é prestigiar o brincar: “Só temos a agradecer, esse é um momento mais de comemorar do que de falar”. Segundo Rui Aguiar, oficial de projetos do Unicef, é com emoção que o Unicef faz a inauguração da brinquedoteca de Pacatuba: “Esse é um projeto muito especial para nós do Unicef. Incentivar o brincar e a leitura através de ações que garantem o direito das crianças e adolescentes é compensador. A ideia não é tirar as crianças da rua, nem combater às drogas, mas para estimular a promoção do direito que toda criança tem de simplesmente brincar”, afirma.

Anúncios

Uma resposta para “Pacatuba inaugura 18ª brinquedoteca do CCB no Ceará

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: