Ceará Cresce Brincando

Aqui se cresce brincando!

Por um brincar livre e criativo

2013-03-13 20.14.53Resgate das brincadeiras dos nossos avós, inclusão de crianças com deficiência nas atividades, a não didatização das sequências didáticas, a contação de história e a forma lírica de encantar pela música. Quanta coisa boa foi discutida nesses dois dias intensos da I etapa da Formação dos Educadores Sociais do Programa O Ceará Cresce Brincando.

As atividades aconteceram entre os dias 12 e 13/03, na Porciúncula, em Fortaleza, local que já acolhe os eventos do CCB há algum tempo.  Dessa vez, o encontro foi destinado aos municípios da Região Norte, Serra da Ibiapaba e Litoral Oeste. Estiveram presentes os municípios de Assaré, Barbalha, Carnaubal, Croatá, Cruz, Frecheirinha, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Miraíma, Sobral, Tejuçuoca, Tianguá e Uruburetama.

Dentre as discussões mais ricas que surgiram durante a formação foi a necessidade dos educadores sociais não didatizarem demais as sequências didáticas. Como o próprio nome diz, as sequências, que fazem parte da metodologia do CCB, representam o planejamento das atividades, levando em consideração o tema, o perfil do público atendido, o tempo de cada atividade e quais as etapas que devem ser contempladas.

2013-03-13 10.51.58Para tudo existe uma intenção. As sequências didáticas não fogem à regra. Quando se pensa em uma atividade é fundamental saber para que estamos desenvolvendo-a. Vamos trabalhar a lateralidade, a coordenação motora, a ampliação do vocabulário, ou os laços afetivos entre crianças, família e comunidade? Planejar a atividade não significa limitá-la. Pelo contrário, a liberdade de expressão, de escolha, a flexibilidade, o improviso e a criatividades são fatores importantíssimos para quem leva o brincar a serio. Cabe ao educador social a sensibilidade de equilibrar todos esses ingredientes e transformar a brincadeira em algo mágico e divertido.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: