Ceará Cresce Brincando

Aqui se cresce brincando!

Dica de sequência didática!

Semana passada as educadoras sociais de Acopiara, município integrante da quarta turma do Programa O Ceará Cresce Brincando (CCB), nos enviaram a sequência didática realizada no mês de fevereiro. O tema “É tempo de fazer amizades” levantou a importância dos amigos em nossa vida.

A sequência foi planejada de acordo com a programação do calendário do brincar, idealizado durante a Formação dos Educadores Sociais, em Fortaleza. A ideia e a estrutura da sequência ficaram tão organizadas que resolvemos dividir com vocês o material elaborado por elas.

Confiram aqui!

PROJETO O CEARÁ CRESCE BRINCANDO

Sequência lúdico-didática de Acopiara

Brincadeira Corrente da Amizade com crianças e adolescentes de Acopiara.

 Tema: “É Tempo de fazer Amizades”

Objetivo: O objetivo do tema é comemorar o Mês da Amizade, a importância de ter um amigo, o amor, o carinho, a compreensão e a alegria de poder compartilhar bons momentos ao lado de um amiguinho. As brincadeiras a serem desenvolvidas irão trabalhar a coordenação motora e psicossocial, e as relações sócio afetivas.

Participantes: Até 50 participantes de 07 a 14 anos; 04 educadores (02 parceiros).

Espaço: Amplo, plano, partes cobertas e ao ar livre.

Tempo Escolar: Fevereiro (28/02/12).

Habilidades/competências do educador: Respeito e dedicação para realização das atividades. Organização e desenvoltura com toda a programação, além de responsabilidade e compromisso.

Parceiros: Secretaria de Desenvolvimento Social, Núcleo de Artes, Programa PETI, professores colaboradores e funcionários.

Material necessário: Canetinha, bila, lápis de cera e de cor, cola branca, bambolês e (acessórios com som e música).

1. Introdução/Acolhida: Numa pequena roda de conversa será realizado um breve histórico sobre a amizade e apresentação do tema com a música “Dança da Amizade”. Em seguida será contada a historia “O mosteiro de São Bento” e para finalizar a acolhida com a música, “Super Fantástico”.

1.1    “Essa é a dança, é a dança da amizade, é a alegria para lá e para cá, – HEY (BIS)

Laia, laia, laia – HEY (BIS) 03 vezes.

 1.2   “São Bento tinha um mosteiro

No mosteiro tinha um pátio

No pátio tinha uma árvore

E nessa árvore muitos galhos

Nos galhos tinha um ninho

E no ninho tinha um ovo

E no ovo tinha pássaro

“Que bicou o seu nariz.”

 

Atividades em equipe. Acopiara/CE.

2. Executando

2.1 Descobrindo Letras e Formas: Organizadas em filas de cinco ou mais pessoas, (a brincadeira se desenvolve como uma mímica), cada pessoa desenha uma letra ou uma forma nas costas do colega, no final da fila há um resultado de acordo com o que cada pessoa entendeu.

Variações – Podem-se desenhar invisivelmente no chão, símbolos, letras, formas geométricas com o próprio corpo, pernas e pés, dificultando a brincadeira. Colocam-se também símbolos diferentes para intensificar as variações.

2.2 O monstrinho da Amizade: Esse é um momento de pura arte e imaginação, onde todas as crianças receberão material para a produção do Monstrinho. Com ajuda dos educadores as crianças serão orientadas para a criação da arte com recortes e pinturas. O objetivo é que no final da produção o Monstrinho possa se locomover aos pulinhos garantindo assim a alegria da criançada.

2.3 Corrente da Amizade: Organizando as crianças em círculo e de mãos dadas, com o auxílio de bambolês (Corrente da amizade), eles vão passando o bambolê por entre o corpo até chegar ao colega ao lado sem soltar as mãos.

Variações – De acordo com a introdução de mais bambolês, irá se intensificar o grau da brincadeira. Pode-se aumentar até quatro ou cinco bambolês, dependendo do numero de crianças.

 

Relação de amizade e carinho com as crianças

3. Avaliação

Avaliação poderá ser realizada verbalmente onde cada criança pode aproveitar e dar sugestões do que gostaria de conhecer e aprender, mostrando assim suas próprias vivências já adquiridas no seu dia a dia. Observando a percepção e atenção dos mesmos em relação a toda temática utilizada durante a execução da sequência.

Anúncios

3 Respostas para “Dica de sequência didática!

  1. Beatriz de Souza Vieira março 8, 2012 às 11:54

    Começando os trabalhos a todo vapor, Acopiara só tem a ganhar com esse belíssimo Programa que nos enche de expectativas positivas e oportuniza nossas crianças e jovens a resgatar essa cultura maravilhosa que é o “Brincar”.
    “É no brincar, e talvez apenas no brincar, que a criança ou o adulto fruem sua liberdade de criação.”

    Agradecemos todo o Apoio por parte dos colaboradores, não conseguiríamos fazer um trabalho tao especial se não fosse essa participação tao presente de todos vocês.

    “Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”
    ( Carlos Drummond de Andrade )

  2. Marta Guedes março 24, 2012 às 20:58

    Parabéns, a vocês pela iniciativa de tão brilhante trabalho. Que prossigam com esse intuito e com muita expectativa, pois além do brincar, foi abordado um assunto de suma importância, “a amizade”. Estamos vivendo em mundo tão violento, em que não se valoriza mais o próximo. Precisamos incutir nessa nova geração muito amor e respeito ao outro. As nossas crianças, os nossos adolescentes e jovens precisam de uma formação com valores, valores sociais, morais e éticos.
    Moro em São Paulo, mas sou filha de Acopiara. Orgulho-me de ver tal atividade. Parabéns!

    • Beatriz de Souza Vieira março 27, 2012 às 10:27

      Olá Amiga e filha de Acopiara!!!!
      Amo muito essa terrinha, e fiquei muito feliz por seu comentário. Muito Obrigado, pois precisamos mesmo de todo o incentivo positivo possível.
      Vamos publicar muitos outros trabalhos se Deus quiser. A caminhada não é fácil, os contra-tempos são intensos, mas, desde já agradeço o carinho e atenção e continue a nos visitar.
      Abraços!!!
      Educadoras Sociais de Acopiara.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: