Ceará Cresce Brincando

Aqui se cresce brincando!

A cultura do brincar ganhou mais um reforço

No último dia 16 a Assembleia Legislativa do Ceará ganhou um colorido diferente. Mapeamentos culturais e calendários do brincar produzidos pelos 80 educadores sociais do Programa O Ceará Cresce Brincando, durante os quatro meses de formação, ganharam destaque na exposição montada em frente à entrada do Plenário 13 de Maio.

Educadores sociais apresentam o mapeamento cultural do brincar do seu município

Calendário do brincar produzido pelso educadores sociais durante as capacitações

Junto desses trabalhos haviam também sorrisos, abraços e palavras de carinho de quem viveu muitos aprendizados, brincadeiras e questionamentos. Toda essa atmosfera de comemoração marcou a certificação dos educadores sociais da quarta turma formada pelo Programa.

“Todos os que hoje recebem essa certificação, devem ter a consciência de suas responsabilidades e do compromisso com as crianças e adolescentes de seus municípios”, afirmou a deputada estadual e presidente da Comissão da Infância e Adolescência da Assembleia Legislativa, Bethrose Fontenele.

A solenidade contou com a palestra “A seara das crianças, as crianças do Ceará”, do educador Gandhy Piorski que falou sobre a relação que as crianças estabelecem com o meio ambiente e seus elementos. “Existe um brincar no Brasil que é o brincar das pequenas comunidades. Nesses locais, que a criança tem menos acesso ao consumo, ela tem a chance de investigar a vida, de questionar o mundo”, comentou Piorski.

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará durante a solenidade de certificação dos educadores sociais do CCB

Educadores sociais do Programa O Ceará Cresce Brincando

Celia Costa Lima, presidente da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), instituição realizadora do CCB, juntamente com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), falou sobre a importância psicossocial do brincar: “A sociedade precisa de cidadãos saudáveis e para isso é necessário que ele tenha tido a oportunidade de brincar na vida”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: