Ceará Cresce Brincando

Aqui se cresce brincando!

Educadores do CCB serão certificados

Foto da certificação dos educadores da terceira turma, em 2011Na próxima quinta (16), às 15h, acontece no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Ceará a certificação da quarta turma dos educadores sociais do Programa O Ceará Cresce Brincando (CCB), realizado pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) e coordenado pela Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE). Os 80 educadores, dos municípios de Alto Santo, Aracati, Acaraú, Acopiara, Barbalha, Caridade, Carnaubal, Cascavel, Crateús, Croatá, Deputado Irapuan Pinheiro, Forquilha, Guaiuba, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Iguatu, Itapiúna, Iracema, Massapê e Pacoti participam desde outubro de 2011 de encontros mensais, que totalizaram uma carga horária de 220 horas/aulas. Eles agora retornam aos seus municípios com a função de propagar a importância da cultura do brincar e do esporte educacional por meio de atividades lúdicas e criativas, que envolvam a criança, sua família e sua comunidade, favorecendo, assim, um encontro intergeracional em torno do brincar.

Durante o dia da certificação, os educadores irão expor os mapeamentos culturais do brincar,que foram construídos durante a formação. Os municípios possuem um rico patrimônio cultural que, muitas vezes, fica subutilizado. O objetivo do mapeamento é justamente identificar esses mestres de cultura, artesãos, espaços e datas festivas que podem ser agregados, para juntos formarem um movimento cultural do brincar no município. Os trabalhos, marcados pelo colorido e pela criatividade dos educadores, estarão expostos na entrada do Plenário 13 de Maio.

A última etapa da formação está acontecendo desde o dia 13 de fevereiro e será finalizada com a certificação do dia 16. Gandhi Piorski, pesquisador do universo lúdico e parceiro do Programa O Ceará Cresce Brincando desde o seu início, em 2007, irá levar os educadores até Vila Lagedo, na zona rural de Maranguape. Lá, vai apresentar um projeto desenvolvido por ele, que trata sobre as brincadeiras de quintal e a sua importância para o desenvolvimento infantil. Tâmara Bezerra, contadora de histórias, irá contar e encantar histórias com a oficina “Encontando” e, por fim, Valdir Cimino, fundador da Associação Viva e Deixe Viver (SP), que treina voluntários para se tornarem contadores de histórias em hospitais para crianças e adolescentes, contará um pouc sobre sua experiência.

Anúncios

4 Respostas para “Educadores do CCB serão certificados

  1. cesar1972 fevereiro 15, 2012 às 10:33

    Gostaria de saber quando teremos uma nova turma, ou melhor, inscrições?

  2. Antônia Cristina de Sousa Gomes fevereiro 16, 2012 às 20:36

    Foi muito emocionante participar dessa certificação sou de Pacoti e fiquei muito feliz.Acho que esse programa tem muito a acrescentar aos nossos municípios.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: