Ceará Cresce Brincando

Aqui se cresce brincando!

Boas ideias de sequências didáticas

Crianças vivenciando sequência didática em Barbalha

Aproveitando janeiro, o mês que se comemora o Dia de Reis, Barbalha, um dos municípios integrantes do Programa O Ceará Cresce Brincando, desenvolveu com crianças do bairro de Alto da Alegria uma atividade bastante interessante.

Por meio de uma experiência democrática e comprometida com os valores defendidos pelo Programa, foi realizada uma sequência didática baseada no tema: Dia de Reis – A cultura do reizado em nosso município. É importante ressaltar que as sequências didáticas são uma metodologia aprendida durante a Formação dos Educadores Sociais. São eixos norteadores da organização das etapas da atividade que a ser planejada.

As crianças e adolescentes participaram de rodas de conversa sobre o tema, assistiram apresentações culturais, criaram personagens do reizado em uma oficina de argila e ainda escutaram os depoimentos de quem participou dessa manhã de atividades.

Trabalho desenvolvido em Carnaubal

Outro município que desenvolveu de forma bem bacana a sequência didática foi Carnaubal. Ainda no final de 2011, o tema escolhido para o trabalho foi o Natal dos Brinquedos, momento em que as crianças construíram seus próprios brinquedos com material reciclável.

Exemplos como esses mostram que grande parte do sucesso de uma sequência didática depende da criatividade e do empenho que o educador social terá com ela. Existindo isso, a certeza é que toda criança se entregará de forma leve e espontânea ao trabalho.

 

Anúncios

Uma resposta para “Boas ideias de sequências didáticas

  1. Solnara Rinedla fevereiro 6, 2012 às 17:22

    Me sinto muito honrada em participar deste programa que so trás felicidade a todos, tanto quem aplica e quem aprende. Educadora Social Brinquedista de Carnaubal!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: