Ceará Cresce Brincando

Aqui se cresce brincando!

Estrela Criança conclui seminário e se prepara para a I Mostra de Cinema Infantil do Ceará

Terminou ontem (20) o Seminário sobre Políticas Públicas para as Crianças promovido pelo Instituto Stela Naspolini, como uma das ações do Estrela Criança, evento que acontecerá todos os anos, a partir deste, e que vai colocar em evidência as conquistas cearenses na área da infância, apresentando resultados e propondo caminhos para o Ceará enfrentar os novos desafios com sustentabilidade.

Nesses dois dias de Seminário se discutiu questões voltadas à educação e cultura oferecida às nossas crianças. Antônio Augusto Gomes Batista, coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) falou sobre as contribuições que uma educação infantil de qualidade traz para o processo de alfabetização no ensino fundamental.

E o que define uma educação infantil de qualidade? “Ela busca o desenvolvimento integral da criança através de inúmeras atividades, como o brincar que é muito importante para o desenvolvimento cognitivo, atividades que envolvam a ampliação do conhecimento matemático, do conhecimento sobre o mundo, além de atividades de linguagem, que envolvam ler textos e ampliar o repertório linguístico”, afirmou Batista.

O seminário teve ainda discussões como Cinema e cidadania para as crianças, condições de aprendizagem na infância; e a brincadeira da música com a literatura. Cerca de 100 municípios cearenses participaram do evento e se comprometeram em investir nas políticas públicas com foco na criança.

Participaram também os coordenadores municipais da I Mostra de Cinema Infantil do Ceará que passaram por uma capacitação com objetivo de orientá-los na execução da Mostra nos seus municípios. No total, cerca de 150.000 crianças de 5 a 12 anos, a partir da próxima semana irão se encantar com os filmes brasileiros que serão exibidos durante os dias da mostra e ficarão para acervo comunitário do município.

“O seminário foi excelente. Ele alcançou os objetivos propostos pelo Instituto Stela Naspolini que é o de promover ações na área social, educacional, de esporte, cultura e meio ambiente”, afirmou Antenor Naspolini, presidente do Instituto Stela Naspolini.

Anúncios

2 Respostas para “Estrela Criança conclui seminário e se prepara para a I Mostra de Cinema Infantil do Ceará

  1. Antonio Claudioda Silva outubro 21, 2011 às 22:35

    Participar deste seminário foi momento ímpar na minha aprendizagem. O secretario Antenor NASPOLINE E TODA A SUA EQUIPE esta de parabéns foram dois dias muito bom e de muitas informações importantes.

  2. ed Carlos Almeida - Pacujá -CE outubro 24, 2011 às 10:52

    O Estrela Criança vai ser de grande importancia para todas as crianças que fizearem parte do projeto, assim como foi muito importante esse seminário com o Secretario Antenor Naspoline e sua comitiva que sem dúvida nos enriqueceu muito o conhecimento regional e global…Assim poderemos ver de perto a realidade de onde vivemos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: