Ceará Cresce Brincando

Aqui se cresce brincando!

Rede da Primeira Infância realiza a I Semana Estadual do Bebê

A Rede Estadual da Primeira Infância (Repi-Ce), por meio do Instituto da Infância (Ifan), UNICEF e da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), realiza no período de 21 a 26 de setembro, a I Semana Estadual do Bebê. Com o slogan “Proteger e Cuidar do Bebê é Obrigação de Todos Nós” o evento tem como objetivo mobilizar os diferentes setores da sociedade – famílias, governo, setor privado e não governamental, acerca da importância do proteger e cuidar do bebê, para construção de uma sociedade mais desenvolvida e menos violenta.

Para dar início às atividades da Semana acontece no dia 21, às 14h, na Assembléia Legislativa, uma Audiência Pública que visa discutir A Importância do Primeiro Ano de Vida” com a participação do Dr. Álvaro Madeiro Leite. No segundo momento teremos um debate com a Rede Estadual da Primeira Infância, Rede Não Bata Eduque, Rede Creche para Todos e Fundação Abrinq acerca o papel das redes no contexto da 1ª Infância. Ainda no dia 21, às 16h, na Praça Luiza Távora, uma ação em torno do Dia Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência. Para marcar o dia haverá será distribuído material informativo acerca do tema.

Já no dia 22, às 9h, na Secretaria de Saúde do Estado, no Auditório Waldir Arcoverde, acontece o Lançamento da Campanha “Antibiótico – 1ª dose imediata”, em parceria com a Pastoral da Criança e Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (COSSEMS). Ainda durante a manhã acontece o lançamento do “Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê”, publicação elaborada em parceria com a Editora Globo, UNICEF e Ministério da Saúde. Outra ação que merece destaque acontece no dia 23, durante toda a manhã, no Abrigo Ta Júlia e na Creche do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS) com o desenvolvimento de atividades lúdicas para as crianças que vivem nestes espaços. As atividades seguem ao longo da semana (confira programação logo abaixo).

A atenção em torno da primeira infância está relacionada à necessidade do cuidar infantil ainda no período da gestação. Está comprovado cientificamente que o cérebro muda muito na primeira infância e se reorganiza, dependendo dos estímulos que recebe. É nesta fase da vida que o ser humano desenvolve suas capacidades cognitivas, motoras, socioafetivas e de linguagem, afirmam especialistas.

A primeira infância é definida como o período compreendido desde o nascimento até os 6 anos de idade. Entretanto, o Comitê dos Direitos da Criança, em seu Comentário Geral nº 7, recomenda que os países definam como a primeira infância o período compreendido desde o nascimento até os 8 anos, como forma de incluir, em nível global, todas as crianças até a transição para a escola. Ao investir na primeira infância e assegurar às crianças o direito à proteção, à saúde e à educação de qualidade, promove-se a redução das desigualdades. O investimento nesse período garante à criança, além de todos os direitos definidos em lei, o direito nascer, crescer e se desenvolver com saúde, viver em segurança no aconchego de uma família e da comunidade. Esses direitos são assegurados por meio de políticas públicas. Esta, porém, não é tarefa apenas do Estado, mas de toda a sociedade.

A atenção à primeira infância merece destaque quando observamos indicadores do estado do Ceará. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), em 2008, 4,5 milhões dos trabalhadores tinham entre 5 e 17 anos. Estas pessoas perderam o direito de ser crianças, de brincar, de estudar, de ter uma vida saudável.

Histórico:

A Semana do Bebê foi criada originalmente em Canela-RS há onze anos para incentivar políticas públicas em prol da primeira infância. Em nosso Estado esta semana foi regulamentada através da Lei Nº14.841, de 28/12/2010, significando um avanço e compromisso da esfera pública com o desenvolvimento integral da criança e o engajamento do Governo do Estado na Rede Estadual da Primeira Infância- REPI-CE.

Instituições que compoem o grupo gestor da REPI-CE

APDMCE; ONG Catavento, Comissão da Infância e da Adolescência da Assembléia Legislativa, (CIA), Conselho Estadual de Educação (CEE), Governo do Estado do Ceará (Secretaria da Educação Básica (Seduc), Secretaria da Saúde (Sesa), Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Instituto da Infância (Ifan), Instituto Stela Naspolini (ISN), IPREDE, Pastoral da Criança, Sociedade Cearense de Pediatria (Socep) e UNICEF.

Mais informações:

Luana Amorim – Assessora de comunicação do Instituto da Infância (Ifan)

(85) 8836.5570

CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: