Ceará Cresce Brincando

Aqui se cresce brincando!

Semana do Bebê começa amanhã

Dedicada ao atendimento de mães presidiárias e seus bebês e de presidiárias gestantes, a “Semana do Bebê: um olhar às mães presidiárias” foi criada há 11 anos para incentivar políticas públicas em prol da primeira infância. Lançado pela primeira vez em todo país dentro de uma Unidade Prisional, o Ceará será pioneiro na promoção do evento, que acontecerá durante os dias 7 e 12 de julho, no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF), em Aquiraz.

A Semana do Bebê é uma parceria entre Defensoria Pública Geral do Estado (DPGE), Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) e Instituto da Infância (IFAN). No Ceará, o Governador Cid Gomes sancionou a Lei Nº 14.841, de 28.12.10, que institui a Semana Estadual do Bebê.

Entre os objetivos da Semana do Bebê estão o fomento de melhores condições de desenvolvimento integral das crianças da creche do IPF, possibilitar às presidiárias gestantes um maior conhecimento da maternidade a ser exercida e de seus direitos como gestantes, além de fortalecer a interação positiva das famílias e agentes penitenciários com as crianças da creche da Unidade Penal. Atualmente, no IPF, existem cerca de 520 internas, sendo onze delas mães com crianças na creche instalada no IPF, além de 13 gestantes presidiárias.

Dentro da programação serão realizadas oficinas de conhecimento (como de massagem shantala e aleitamento materno), palestras, concursos, mesas-redondas, exibição de filmes, apresentações culturais, desfiles de bebês, ações de saúde (vacinação, verificação de glicemia e pressão arterial), além de atividades lúdicas. Técnicos especialistas das Secretarias do Estado, Defensoria Pública, IFAN e Universidades ministrarão os cursos e oficinas.

Quem já está realizando a sua semana é o município de Beberibe, parceiro do CCB. Desde o último 1º de julho, a Prefeitura Municipal realiza o evento no Ginásio do Pólo de Convivência Luisa Facó.

Início 

Idealizada, em 2000, em Canelas (RS) pelos psiquiatras Salvador Célia e Odon Monteiro e pelo radialista Pedro Raymundo Dias, a Semana do Bebê está na sua 10ª edição e hoje é realizada em diversos municípios do País, assim como em cidades do exterior. Por acreditar que a primeira infância consiste numa das mais importantes fases do desenvolvimento humano, a Semana do Bebê vem, ao longo dos anos, unindo forças nos âmbitos governamentais e não-governamentais em prol da causa.

Para divulgar ações bem-sucedidas, bem como para ensinar o passo a passo para a realização da Semana do Bebê, em novembro de 2010 o Unicef lançou o livro “Como Realizar a Semana do Bebê em seu Município”, baseado na experiência em Canela. O lançamento aconteceu em Fortaleza, com apoio do Instituto da Infância (IFAN) e Rede da Primeira Infância do Estado do Ceará (REPI-CE).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: