Ceará Cresce Brincando

Aqui se cresce brincando!

Crianças resgatam sua cultura popular

A equipe da Caravana do Esporte e da Música que já está no município de Assaré dedicada à pré-produção do projeto teve a oportunidade de vivenciar um momento cultural muito importante para o município. A equipe foi convidada para a Expoarte, uma espécie de feira cultural organizada por alunos de escolas da Serra de Santana, distrito onde nasceu Patativa de Assaré.

Varal de cordéis feito pelos alunos de uma escola em Assaré.

As salas foram organizadas por temas e nelas haviam exposições de cordéis, fotos dos artistas da região, réplica da casa de Patativa com trechos de seus poemas colados pelas paredes, muita coisa legal que resgatava essa cultura popular tão presente na região do Cariri.

Na parte externa da escola, os alunos faziam apresentações teatrais em homenagem aos mestres dos saberes e fazeres da cultura popular. E o melhor de tudo isso é que esses mestres, em sua maioria, estavam presentes, assistindo e participando da homenagem. Mané do Cego, famoso repentista; e Chico Paes, um dos últimos tocadores de sanfona pé-de-bode do Brasil eram alguns dos presentes nessa noite cultural.

Dramatização de um poema de Patativa do Assaré feita por alunos da Serra de Santana, local onde o poeta nasceu.

É muito bom ver a oportunidade que estas crianças e adolescentes estão tendo de conhecer e apreciar essa cultura tão rica e tão bonita que o Ceará cultiva. Essa é a melhor forma de torna-la sempre viva. Que a iniciativa fique de exemplo para outros municípios e escolas de todo o Estado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: