Ceará Cresce Brincando

Aqui se cresce brincando!

Semana de combate ao trabalho infantil

Criança que trabalha na rua é vítima das drogas e da exploração sexual infantil. Criança que trabalha no lixo está propensa a pegar tétano, dengue e verminoses. Criança que trabalha no campo tem contato direto com agrotóxicos e está suscetível a desenvolver algum tipo de câncer ou doença respiratória. Estas são as piores formas de trabalho pelas quais milhares de meninos e meninas se submetem diariamente.

No último dia 12 foi o celebrado o dia mundial, nacional e estadual de combate ao trabalho infantil. Aqui no Ceará, o Ministério Público do Trabalho lançou a Campanha Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil no Ceará, enfatizando quais as piores formas deste tipo de trabalho. O lema da campanha é “Trabalho infantil. Deixar de estudar é um dos riscos”. Dentre os mais perigosos tipos de trabalho infantil destacados estão: o trabalho agrícola (com o manuseio de agrotóxicos), o trabalho doméstico, as atividades nos lixões e o trabalho nas ruas, como os pequenos engraxates e flanelinhas.

Além dos riscos que todos sabemos, o trabalho precoce tem como consequência o aumento da evasão e o baixo rendimento escolar. Até quando isso irá continuar? O dia 12 de junho já passou, mas não se precisa ter data para defender uma causa como essa. Congregar esforços de todos os atores sociais, secretários municipais, CRAS, CREAS, Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, PETI, Câmaras Municipais, Promotorias de Justiça e entidades da sociedade civil já é um começo.

Mais informações sobre a Campanha, acesse o site: http://www.oit.org.br/12dejunho/. Lá há todo o material de divulgação, como banners, adesivos e cartazes; bem como informações sobre a legislação e documentos que fazem referência ao tema.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: