Ceará Cresce Brincando

Aqui se cresce brincando!

Educação de Corpo Inteiro

 João Batista Freire é mestre em Educação Física (1982) e doutor em  Psicologia Educacional pela Universidade de São Paulo – USP (1991).  Atualmente coordena o grupo de estudos Oficinas do Jogo em  Florianópolis e é consultor do Instituto Esporte Educação,  acompanhando, dentre outros trabalhos, a equipe que viaja o Brasil  levando os preceitos do esporte educacional através da Caravana do  Esporte. Tem experiência na área da Educação Física, atuando  principalmente nos temas da educação física escolar, jogo e educação  física e pedagogia lúdica. É autor dos livros “Educação como prática  corporal”, “Jogo: Entre o riso e o choro” e o premiado “Educação de  corpo inteiro”, tema da palestra que irá ministrar amanhã (6), durante a certificação dos educadores sociais do CCB. A certificação acontece às 15 horas na Assembleia Legislativa do Ceará.

Em março, João Batista esteve no Ceará com a Caravana do Esporte e da Música, levando muitas atividades para o município de Cruz, e a equipe do CCB fez uma entrevista com ele. Confere aqui os melhores momentos deste encontro:

Ceará Cresce Brincando: O que seria a educação de corpo inteiro?

João Batista Freire: A educação tradicional trata os alunos como se fossem uma entidade não corporal. Educa-se o espírito, a razão, a mente, mas não o corpo. Propomos uma educação integral, uma educação para a criança viver integralmente a vida, uma educação para viver corporalmente. Essa crença da escola faz com que a criança fique presa quase todo o tempo em uma sala, sentada em uma carteira sem poder se mover, para que só a mente seja educada e o corpo deixado de lado. Na Caravana do Esporte, que participo através do Instituto Esporte e Educação – IEE, um dos parceiros do Projeto, a educação pretende ser de corpo inteiro. Enquanto corre, salta, joga bola, a pessoa, ao mesmo tempo, pensa, se emociona, se relaciona com os outros.

CCB: De que forma os professores podem estar desenvolvendo essa proposta?

JBF: Os professores das Caravanas, já desenvolvem essa proposta durante as atividades, e assim ela é passada para os professores locais. Ensinamos a construir material didático a partir de material reciclável, material diversificado e colorido, atraente para as crianças. Sugerimos que pratiquem uma metodologia do conflito, isto é, apresentando aos alunos, a partir do que eles já sabem, novas formas de brincar, formas diferentes, que criem problemas, que os estimulem a, em grupos, criar soluções, tomar iniciativas, serem criativos.

CCB: As famílias têm papel neste contexto?

JBF: Nosso contato durante as Caravanas é com as crianças e professores. As famílias serão atingidas se houver essa iniciativa por parte dos professores. Ao final da Caravana, formamos o Núcleo Movimento, que é uma política pública, que integra ações de voluntários, empresas e poder público para desenvolver ações baseadas no esporte e na arte. Essas ações objetivam formar para a cidadania, isto é, acreditamos que podemos, praticando esportes e arte, de acordo com nossa metodologia, formar pessoas conscientes, cooperativas, éticas, responsáveis.

CCB: O que os professores que recebem uma Caravana podem esperar das atividades?

JBF: As atividades são muito ricas. As crianças brincam o tempo todo. Os professores tem três dias discutindo conosco Pedagogia e Metodologia. Discutimos com eles a eficácia de um método que estimula os alunos o tempo todo a pensar, a se organizar, a tomar iniciativas. Queremos alunos com iniciativas, protagonistas de seu próprio conhecimento. No terceiro dia os professores elaboram um Plano Político Pedagógico para a cidade, comprometendo o poder público municipal com isso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: