Ceará Cresce Brincando

Aqui se cresce brincando!

Dia das Mães diferente

O Dia das Mães está se aproximando e, com a data, a exposição excessiva de crianças e adolescentes a um turbilhão de propagandas de vários produtos e serviços para homenagear estas queridas mulheres. O Programa Ceará Cresce Brincando, que tem dentre os seus objetivos a promoção e a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), quer estimular o debate sobre a infância e consumo, com vistas ao desenvolvimento saudável e cidadão de crianças e adolescentes.

De acordo com dados do Instituto Alana, esta é a segunda data comemorativa mais rentável para o comércio, perdendo apenas para o período natalino. Conforme nota divulgada no site do instituto, a data é marcada pelo aumento médio dos presentes e do número de potenciais compradores. “Das roupas e sapatos da moda aos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, nada escapa às pesquisas e máquinas calculadoras. Tudo com grande repercussão pela mídia’.

A data foi instituída, no Brasil, em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas, e em 1947 passou a fazer parte do calendário oficial da Igreja Católica. O Instituto Alana, no entanto, adverte para o consumismo no período: “Não que nossas mães desmereçam a homenagem. Ao contrário, o reconhecimento pelo extenuante trabalho que acompanha os prazeres da maternidade deveria ser demonstrado a cada dia. Mas há outras formas de expressar nosso carinho, além da compra de mais um objeto para atulhar sua casa – geralmente já lotada”.

A dica é comprar apenas o necessário: “se notou que seu chinelo já está velhinho, pode pensar em um novo. Se há fotos recentes da família, escolherá talvez um álbum ou um daqueles quadros que exibem várias fotografias ao mesmo tempo. Um presente assim assume o valor da atenção ao dia a dia de sua mãe”.

Mas, que tal experimentar um jeito novo de homenagear sua mãe? Um café da manhã, com a mesa enfeitada com flores nativas de seu Município. Tem a opção ainda da família preparar um almoço especialmente para ela. Para os filhos e filhas com habilidades artísticas, uma poesia ou uma pintura de sua autoria, expressando todo o seu carinho, vai deixar a mamãe muito mais feliz.

Fonte: Instituto Alana

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: