Ceará Cresce Brincando

Aqui se cresce brincando!

Caravanas do Esporte e Música, em Cruz

Esporte e arte para a educação e o desenvolvimento humano. Esta é a essência dos projetos Caravana do Esporte e Caravana da Música que chegam ao Município de Cruz nos dias 28, 29, 30 e 31 de março. Crianças, adolescentes e professores participarão das atividades neste período.

Com uma equipe de mestres em Educação e uma rede de mais de 50 grandes ídolos do esporte brasileiro, a Caravana realiza, mensalmente, atividades esportivas e artísticas com foco educacional para municípios de baixos índices sociais do país, tendo como prioridade as seguintes regiões: Semiárido, Amazônia, comunidades tradicionais quilombolas e indígenas, e periferias de grandes centros urbanos.

Em Cruz, serão atendidas cerca de 3.000 crianças e adolescentes, de 7 a 14 anos, e 275 professores da rede pública de Cruz e de outros oito municípios que recebem as ações do Programa Ceará Cresce Brincando (Assaré, Viçosa do Ceará, Hidrolândia, Itaiçaba, Tejuçuoca, Beberibe e Itarema). As crianças e adolescentes se dividirão em espaços, como: estações de judô, basquete, atletismo, ginástica, handebol, tênis, vôlei e futebol. Além da oficina de jogos e da tenda especialmente montada para a Caravana da Música.

Já os professores passarão por uma formação com carga horária de 24 horas/aula e trabalharão assuntos relacionados à música e ao esporte. Ainda na programação, consta uma oficina de meio ambiente, destinada a líderes comunitários, jovens lideranças e agentes de saúde. O objetivo é que todos esses profissionais apreendam a metodologia da Caravana e se tornem multiplicadores do esporte, da música e da arte em seus municípios.

Desde 2005, a Caravana já atendeu diretamente 130 mil crianças e adolescentes e mais de 13 mil professores da rede pública de ensino de 51 municípios de 15 estados brasileiros. Com atividades que seguem os princípios de participação de todos, educação integral, construção coletiva, respeito à diversidade, valorização da cultura local e rumo à autonomia.

Os principais resultados obtidos com o projeto são: queda na evasão escolar, maior envolvimento dos pais nas atividades da escola, maior participação das crianças em sala de aula, diminuição da violência e do trabalho infantil, maior motivação dos profissionais da educação pública e construção de políticas públicas para a garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Em seu sexto ano de atuação, a Caravana traz novidades: o projeto está inscrito na Lei de Incentivo ao Esporte/Ministério do Esporte, que permite às empresas investirem parte do imposto de renda em projetos esportivos. Neste ano, o projeto ganhou o apoio de importantes patrocinadores como Fundação Telefônica, Itaú, CCR, Pepsico e Nextel. No Ceará, Assaré e Viçosa do Ceará também sediarão edições da Caravana do Esporte e da Música que acontecem em julho e agosto deste ano, respectivamente.

A realização é da ESPN Brasil em parceria nacional com o UNICEF, Instituto Esporte e Educação, de Ana Moser, e Instituto Sol da Liberdade, de Daniela Mercury. No Ceará, o Instituto Stela Naspolini (ISN) é o apoiador local.

SERVIÇO

O que: Caravana do Esporte e da Música

Onde: Centro de Educação Infantil e Vila Olímpica/Cruz

Quando: 28 a 31 de março

Mais informações:

Assessoria de Imprensa | Ceará Cresce Brincando

Emanuelle Lobo – 85 8747.7192

Bárbara Janiques – 85 9912.0243

UNICEF

Ana Márcia Diógenes – 85 9928.0012

Anúncios

2 Respostas para “Caravanas do Esporte e Música, em Cruz

  1. ANA CRISTINA CANÁRIO setembro 22, 2011 às 12:52

    ADOREI FAZER ESTE TRABALHO EM CRUZ, E OS RESULTADOS ESTÃO SENDO REFERENCIA PARA OUTROS MUNICÍPIOS!!
    uM ABRAÇO AO PESSOAL DE CRUZ!!!

    • Edson Muniz junho 25, 2012 às 20:32

      Ter a presença de vocês da Caravana da Musica e da Caravana do Esporte, ainda hoje é motivo de comentários entre as crianças e adolescentes de Cruz, foi uma grande aprendizagem, obrigado por tudo. Abraço e saudades!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: